CISSUS quadrangularis
Cissus quadrangularis extract) 20% KETOSTERONES
Cissus quadrangularis: planta comumente encontrada nas partes mais quentes da Índia. Pode ser cultivado em áreas de planícies costeiras, florestas e terras de até 500m de elevação, onde sua propagação ocorre através de estacas.
Seu tronco é quadrangular, possui entrenós de aproximadamente 4-15cm de espessura de comprimento, sendo sua superfície lisa e de coloração esverdeada. Suas folhas são simples e medem 2,5-5 cm de comprimento, são reniformes e denticuladas na base. Seus pecíolos medem 6-12mm de comprimento, as estípulas são pequenas e amplamente obtusas. Suas flores são do tipo “cyme” onde cada eixo floral termina em uma única flor. Seu caule é lobulado e possui formato de taça. Suas pétalas são, ovaladas-oblongas, curtas e robustas. Seus frutos são globosos e vermelhos quando maduros. A planta inteira, incluindo todas as partes, como caules, folhas e raízes são documentados com propriedades medicinais.
Ketosterones: potente composto esteroidal vegetal que estimula a atividade anabólica, aumentando a massa magra e, ao contrário dos esteróides anabolizantes, ajuda a nutrir os ligamentos, tendões, tecidos ósseo e articulações.
Outros constituintes: estudos fitoquímicos em extrato metanólico revelaram a presença de outros constituintes, tais como: flavonóides, triterpenóides, vitamina C, betacaroteno, derivados estilbenos como por exemplo, resveratrol, piceatannol e pallidol perthenocissin. Foram encontrados também triterpenos tetracíclicos assimétricos, fósforo e cálcio.
Indicações e Estudos Clínicos:
1)Atividade Óssea: consolidação de fraturas: pesquisadores indianos realizaram estudos com camundongos albinos para explorar o efeito benéfico de Cissus Quadrangularis na cura de fraturas.
Resultados: No final da terceira semana do experimento, ratos tratados com Cissus Quadrangularis apresenta maior calcificação, onde mal podiam se enxergar lacunas, enquanto que o grupo controle mostrou alguma distância. Ao final da quinta semana a união no local fraturado foi mais firme no grupo tratado com Cissus Quadrangularis quando comparado com o grupo controle.
Conclusão: a formação de calo ósseo mais firme e maior calcificação óssea está associada com o desaparecimento de mucopolissacarídeos da área fraturada. Os mucopolissacarídeos desempenham um papel importante na cura através do fornecimento de matérias-primas para reparos. Portanto, parece que no início do processo um maior acúmulo destes materiais, resulta em uma taxa de cura mais rápida. No período posterior, quando ocorre o declínio da quantidade de mucopolissacarídeos na área fraturada, este é um indicativo de utilização rápida destes materiais para os reparos necessários para a cura do processo.
2)Tratamento Hemorróidas: pesquisadores indianos realizaram estudos comparativos para avaliar os efeitos do Cissus Quadrangularis versus fármacos de referência no tratamento de hemorróidas.
O estudo revelou que flavonóides presentes em Cissus Quadrangularis, particularmente diosmina, hesperidina e complexos de proantocianidinas demonstraram ter efetivo potencial no tratamento de hemorróidas e veias varicosas. Estes bioflavonóides exibem atividade flebotônica, efeitos vasculoprotetores e efeito antagônicos sobre os mediadores bioquímicos da inflamação. Seu efeito venotónico pode ser explicado pela presença de flavonóides que atuam da mesma forma que a diosmina e hesperidina — fármacos utilizados em combinação no medicamento comercial (Daflon®) para o tratamento de hemorróidas – podendo portanto ser uma alternativa como fármaco antihemorroidal.
3)Atividade Anabólica e Androgênica: estudo realizado em coelhos tratados previamente com cortisona, evidenciou que Cissus Quadrangularis causou um aumento significativo no nível de mucopolissacarídeos e também causou a proliferação de osteoblastos e cartilagem condroblástica, bem como aumento da mineralização do calo ósseo. Sendo assim, a administração do extrato de Cissus não só neutralizou o efeito catabólico da cortisona na cura de fraturas mas também aumentou a mineralização do calo. Este efeito foi muito maior com o Cissus do que com o Durabolin — droga de escolha para a neutralização dos efeitos da cortisona no caso de fraturas.
Conclusão: embora o grupo que ingeriu somente Cissus Quadrangularis tenha apresentado uma redução significativa em todas as variáveis em relação ao grupo placebo, a combinação Irvingia Gabonensis + Cissus Quadrangularis resultou em reduções ainda maiores. Essa formulação aparentemente sinérgica deve ser útil no tratamento da obesidade e suas complicações.
4)Tratamento da Obesidade: estudo randomizado, duplo-cego com duração de 10 semanas realizado para se demonstrar os efeitos do uso de Cissus Quadrangularis em associação com Irvingia Gabonensis na gestão de perda de peso em indivíduos obesos. Os participantes foram divididos aleatoriamente em três grupos iguais (n = 24): PLACEBO, CISSUS QUADRANGULARIS ISOLADO E COMBINAÇÃO CISSUS + IRVINGIA GABONENSIS
As cápsulas contendo o placebo ou a formulação com ativos foram administradas duas vezes por dia antes das refeições; sem grandes mudanças na dieta. Exercícios não foram sugeridos durante o estudo.
Um total de seis medidas antropomórficas e sorológicos (peso corporal, gordura corporal, medida da cintura, o colesterol plasmático total, LDL colesterol, glicemia de jejum) foram tomadas no início e em 4, 8 e 10 semanas.
Resultados: comparado com o grupo placebo, os dois grupos ativos mostrou uma diferença estatisticamente significativa em todas as seis variáveis por semana. A magnitude das diferenças foi perceptível após a quarta semana e aumentou ao longo do período experimental.
Conclusão: embora o grupo que ingeriu somente Cissus Quadrangularis tenha apresentado uma redução significativa em todas as variáveis em relação ao grupo placebo, a combinação Irvingia Gabonensis + Cissus Quadrangularis resultou em reduções ainda maiores. Essa formulação aparentemente sinérgica deve ser útil no tratamento da obesidade e suas complicações.
Cissus quadrangularis 500 mg
Aviar 60 cápsulas
Sugestão Posológica: Tomar 1 cápsula VO, 2 vezes ao dia.
Cissus quadrangularis 150 mg
Irvingia Gabonensis 100 mg
Aviar 60 cápsulas
Sugestão Posológica: Tomar 1 cápsula VO, 2 vezes ao dia antes das refeições.