É notório que a criação de animais de estimação vem mudando com o passar do tempo. Anteriormente, o tutor limitava-se a banhá-los e alimentá-los. Hoje em dia, além dos cuidados veterinários tradicionais, os tutores podem contar também com medicamentos que amenizam os efeitos colaterais. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o uso da homeopatia para os pets, falaremos mais a respeito no texto abaixo. Acompanhe com a gente!
Afinal, o que é a homeopatia?
A homeopatia surgiu pelas mãos do médico alemão chamado Samuel Hahnemann. Hahnemann, buscando por outros recursos além da medicina tradicional, traduziu o livro do Dr. Cullen, que explorava a Cinchonna officialis. Hahnemann decide então utilizá-la de maneira diluída, nele mesmo, observando assim os sintomas. Como os sintomas assemelham-se aos da malária, decide aplicá-la nos pacientes que apresentavam assim a doença. Sendo assim, a homeopatia nada mais é que o tratamento do organismo como um todo e não apenas de maneira isolada.
Como o uso da homeopatia se estende aos pets?
É visto que a homeopatia visa proporcionar uma maior qualidade de vida e esta se estende aos animais de estimação. É preciso conhecer melhor o pet. Logo, durante a consulta com o veterinário, o tutor será questionado sobre o problema do seu pet. Ele deverá contar os detalhes de seu comportamento. O tutor dirá se o seu pet apresenta medo, se sente ciúmes, se demonstra restrições ou preferência alimentares, dentre outras situações.
É comum que alguns pets apresentem o mesmo sintoma, mas a demanda de medicamentos será diferente, em virtude do comportamento de cada um. Lembrando que o organismo será tratado por completo e não apenas o quadro clínico que veio a demonstrar.
Como é o tratamento com a homeopatia para os pets?
O tratamento com a homeopatia para os pets deve ser iniciado o quanto antes. Vale dizer que, se o pet é ainda filhote, o tratamento vai proporcionar uma grande resistência às doenças. Deste modo, ele será bem menos suscetível e ganhará qualidade de vida.
Vale dizer que qualquer doença que possa ser curada, pode ser tratada com homeopatia. Uma vez que o organismo do pet tenha capacidade de recuperação, a homeopatia poderá ser ministrada.
A dosagem a ser aplicada encontra-se na embalagem do produto e regula conforme o porte do animal de estimação. Não há necessidade da prescrição de um médico veterinário. Entretanto, havendo alguma anomalia após o consumo do medicamento, ele deverá ser consultado.
A homeopatia não oferece perigo de sobredosagem e costuma ser ministrada de 3 a 4 vezes por dia. Todavia, é melhor que o tutor respeite as dosagens recomendadas.
Os benefícios do uso da homeopatia para os pets costumam ser percebidos entre 7 a 15 dias do início do tratamento, uma vez que esse tempo pode variar de acordo com seu animal de estimação. Ao perceber a melhora do seu pet, haverá a possibilidade da redução da dosagem, no caso dos medicamentos que sejam de uso contínuo.
Quais são os tratamentos mais comuns da homeopatia para os pets?
Sabe-se que o objetivo principal da homeopatia é a preparação do corpo para o enfrentamento de doenças e complicações. Contudo, entre os tratamentos mais comuns encontram-se: dermatite, artrite e artrose, otites, gastroenterites, hiperatividade, dentre outros.
É de suma importância que os tutores tenham à disposição o máximo de informação sobre os medicamentos que venham a ser administrados aos seus animais de estimação. Em caso de dúvidas, procure o veterinário responsável. Ele o auxiliará a garantir a tranquilidade e o bem-estar do seu pet da melhor forma possível!
A linha Farma Vet tem o medicamento que o seu pet precisa. Acesse o nosso site e confira!
Equipe Farmacam