O filtro solar atua como uma barreira, em nível celular, e deve ser utilizado em todas as épocas do ano.
Quando o assunto é filtro solar, logo associamos situações de exposição direta ao sol, como praias, piscinas, parques, dentre outros. Mas a verdade é que o filtro solar vai muito além disso.
O uso do filtro solar é imprescindível para a nossa saúde, já que oferece proteção eficaz contra os raios UV. Portanto, também é um aliado importante na prevenção do envelhecimento precoce da pele e do câncer de pele.
Agora, para que você saiba a importância do filtro solar, independentemente da estação, é preciso apresentar as razões pelas quais é tão primordial ao nosso bem-estar. Vamos a elas?
O filtro solar é mais que apenas uma barreira física, pois é absorvido pela pele e atua em nível celular. Logo, o ideal é aplicar o filtro solar na pele pelo menos 30 minutos antes da exposição ao sol.
Mas você sabia que não é apenas o sol que nos afeta? Também estamos constantemente expostos à radiação UVA e UVB. Ele protege, inclusive, o corpo dos danos causados pela luz visível. Assim sendo, desempenham um papel na prevenção de rugas, manchas, melasma e outras doenças de pele.
Recomenda-se também evitar a exposição solar em períodos de alta intensidade, como entre 11h e 15h. Reaplicar o protetor solar a cada duas horas é importante e deve-se fazê-lo mais frequentemente ainda em crianças, idosos, banhistas e atletas.
Inclua-o em sua rotina
O uso dele é um hábito que se faz necessário em nosso dia a dia, porque a radiação solar é composta por três fatores, sendo eles: infravermelho, visível e ultravioleta. Em dias nublados, a luz visível é reduzida, mas outros componentes da radiação solar permanecem. Você não pode vê-los, mas atravessam as nuvens e atingem a sua pele.
Os aliados do filtro solar
Há maneiras que podem torna-lo ainda mais efetivo. Quando o clima está mais quente ou você está mais exposto ao sol, poderá optar por outras formas de proteção aliadas ao uso do filtro solar.
Dentre essas formas de proteção estão guarda-sóis, chapéus com abas para proteger o pescoço e óculos de sol. Essas formas de proteção auxiliam também os olhos e a prevenir cataratas, além de outras lesões oculares.
O filtro solar e demais produtos
Se você está se perguntando se há a possibilidade de fazer o uso do filtro solar com demais produtos de linha cosmética, sabia que seria possível.
Os cremes faciais e séruns anti envelhecimento costumam conter ativos clareadores e antioxidantes. Dessa forma, garantem a inibição da quebra de colágeno e estimulação de sua produção. Podem ser aplicados tanto de manhã — antes do protetor solar — quanto à noite.
A pele também merece cuidados, por isso, um sabonete neutro deve ser usado para o banho diário e uma loção ou creme hidratante deve ser usado diariamente.
Agora você deve estar se perguntando como escolher o melhor filtro solar, certo? Continue com a gente e escolha o ideal para a sua pele!
O Fator de Proteção Solar (FPS) indica por quanto tempo um protetor solar protege sua pele dos raios solares. Existe filtro solar desde o FPS 15, passando pelo FPS 20 até o FPS 60.
Mas, afinal, qual a diferença entre os protetores solares FPS 30, FPS 45 e FPS 60?
O FPS acima de 30 não faz diferença. Importa se você usa 30 ou 60? De fato, quando usado corretamente, o FPS 30 protege a pele de cerca de 96 raios UVB e, acima disso, oferece pouca proteção.
Os bloqueadores refletem os raios UV e geralmente contêm óxido de zinco ou dióxido de titânio. Quando aplicado, a pele fica esbranquiçada e opaca, e protege contra queimaduras solares.
Equipe Farmacam